sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mayana Moura

E seu manual de como chamar atenção




Logo mais este visual que virou sua marca vai mudar, assim como a personalidade múltipla da atriz dePassione. Recém-separada do músico Otto, ela discretamente revela seu jeito rocker (aguardem, ela está montando nova banda) e sua beleza clássica irretocável

Uma busca por fotos de Mayana Moura, 28 anos, e o resultado mostra em sua maior parte o look que todos já estão acostumados a ver em Passione, o chanel acentuado e alto, que lhe dá uma personalidade muito específica. '‘É curioso me chamarem de Playmobil, acho engraçado'', diz à CONTIGO! Porém, uma olhada mais profunda e se percebem muitas outras Mayanas... a da fase de modelo, a cantora, outros visuais, outra atitude. E ela vai mudar novamente, muito em breve, assim que a novela acabar, em janeiro. ''Já usei várias cores no cabelo. Também tive corte moicano, cabelos até a cintura...'', vai contando, raramente revelando algum episódio que tire sua aura de mistério. Esse estilo se mostra especial até na relação curiosa que a carioca (sim, branquinha desse jeito!) tem com o mar que banha o Rio de Janeiro. ''Gosto de ver a praia, de saber que ela existe, embora não me relacione com ela (risos)''.



Interrogações

Para escapar de assuntos do coração, quando perguntada sobre o ex-namorado, o cantor e compositor Otto, 42, Mayana desenha uma interrogação como resposta. ''Sou discreta, tímida e reservada'', diz, apesar de pronta para encarar uma cantora em um palco, como já fez em uma de suas bandas - algo em que ela vai apostar também assim que acabar a novela. ''Atualmente estou montando uma nova banda, ainda sem nome. Logo volto aos estúdios.''

Mayana conta que não gosta muito de sair de casa e adora ver um filme no aconchego de seu apart-hotel, no Leblon - ou pegar seus livros de filosofia, psicologia, mitologia... Depois de alguns anos como modelo (desde os 17 faz isso), investiu na carreira de atriz. Participou de Minha Nada Mole Vida e Casos e Acasos, fez Oficina da Globo e conseguiu o papel em Passione.


Véu e grinalda já passaram pelo pensamento

Seu recente estado de solteira, depois de sete meses com Otto, tem explicações que caberiam em uma letra de rock e se traduzem em várias frases de efeito: ''Uma pessoa tem de chamar tanta atenção quanto você para poder dar certo. Os dois têm de ter o mesmo grau de atratividade, isso está ligado ao magnetismo''. Otto tinha tudo isso e os dois não se ofuscavam, mas não deu certo. A fase agora é outra, sem ele. Mais explicações e, novamente, ela desenha a interrogação - talvez seja um momento também de tentar entender que próximo passo dar, depois de perguntada se existe chance para uma volta.

O fato de ter uma postura rocker não a colocou totalmente no terreno dos alternativos. Já sonhou, sim, com véu e grinalda. Mas passou. ''A preocupação com o casamento gera uma ansiedade que limita as relações. Hoje o que eu acho bacana é ter um relacionamento saudável, feliz e um compromisso diário de manter a harmonia'', explica, de novo com uma frase de impacto.

Seus 28 anos trazem na bagagem um contato muito próximo com a arte. Mayana já customizou camisetas e um de seus clientes chegou a ser Supla, 44. Foi maquiadora e estilista, antes de passar pela moda e abandoná-la pelos microfones nas bandas OMI (que montou quando morava em Nova York) e Glass and Glue (ah, desde os 8 anos adorava dublar e cantar). ''Já vivi de tudo. Já fui de jato para o céu e de tobogã para o inferno. Não descartando como válidas todas estas experiências, hoje busco a constância'', diz. ''São meus queridos lados opostos e complementares, a música e a atuação'', acrescenta, sentindo falta ainda da dança para completar melhor as duas profissões. Sempre cercada pela beleza, transformada no mundo fashion em papel-moeda, ela dispara: ''A beleza nunca me comoveu''.


Vaidade?

Mayana tem o corpo impecável desenhado em 1,72 metro de altura e 54 quilos, que mantém com ioga - e sono muito bem administrado. ''Existem níveis de vaidade, é claro. Mas neste caso a vaidade feminina envolve maquiagem, roupa, estar com a unha feita... Gosto de tudo isso'', como qualquer mulher. Qualquer mulher? ''Gosto de saber que a pessoa é única e que seria impossível existir uma cópia ou um substituto.''

A atriz, na verdade, não consegue entrar em um lugar sem chamar atenção, está acostumada a isso. ''Desde criança é assim. Tive de aprender a administrar essa situação. Não é comum uma mulher com meu tom de pele no Rio, nem com minhas referências musicais'', conta. Ok, as referências são David Bowie, 63, e Marilyn Manson, 41, sendo que o último, escandaloso e cênico, inspirava a atriz nas roupas extravagantes e até nas lentes de contato coloridas. ''Eu me identificava com sua coragem e força'', diz, já revelando o que está por vir a partir do ano que vem.


Vida de modelo

A imagem acima é de Mayana Moura durante a Semana da Moda de Milão, em 2001. A moda chegou graças a seu peculiar jeito de se vestir, que chamou a atenção do fotógrafo Mario Testino, 56, em uma praia, em 1999. Ele a batizou de “Nova Garota de Ipanema” e a lançou como modelo. ''Ele me levou para Paris. Fiz Ferragamo, Chanel... Foi ótimo, mas nunca sonhei em ser modelo'', afirma.



A imagem à esquerda de Mayana Moura durante a Semana da Moda de Milão, em 2001





































'Foi ótimo ser modelo, mas não era o meu sonho (...) A beleza nunca me comoveu''


























Um comentário: